Dia do Consumidor é a nova Black Friday para 19,6% dos brasileiros

Mais de 10 mil consumidores responderam a pesquisa feita pelo Reclame AQUI

Reclame AQUI

O Dia Internacional do Consumidor é comemorado nesta sexta-feira (15) e, desde o início da semana, muitas empresas têm oferecido ofertas para seus clientes. E o que os consumidores têm achado disso?

Uma pesquisa inédita feita pelo Reclame AQUI ouviu 10.144 consumidores entre os dias 11 e 12 de março para saber as expectativas de compra neste dia. De acordo com os dados, 27,3% pretendem aproveitar a data para comprar, sendo que 32,2% devem gastar até R$ 200 e outros 23,4% vão desembolsar entre R$ 200 e 500.

Para 19,6% dos brasileiros entrevistados, a data já se tornou uma nova Black Friday, conhecida data do varejo que acontece anualmente na quarta sexta-feira de novembro. Em 2018, as vendas da Black Friday atingiram R$ 2,6 bilhões, de acordo com o Ebit Nielsen, um aumento de 23% com relação ao evento de 2017.

Já para Mauricio Vargas, CEO Global do Reclame AQUI, este dia não deveria ser lembrado apenas em uma semana, em período de Black Friday ou Natal. “As empresas precisam de uma vez por todas entender que o consumidor brasileiro não quer apenas um bom preço, mas uma experiência boa em todo o processo de venda. De que adianta fazer promoções e não conseguir entregar no prazo, entregar o produto errado ou mesmo cobrar fretes abusivos do seu cliente?", questiona.

Vargas ainda ressalta que essa data vai ganhar cada vez mais destaque no calendário do consumo. “Por esforço das próprias marcas, dos maiores players do Brasil, essa data vai ganhar mais destaque, porque viram neste dia mais uma oportunidade para vender. Antes, a data era comemorada só para rever o Código de Defesa do Consumidor, lembrar de principais leis, etc".

Fique atento aos golpes

O CEO também alerta que “o consumidor deve ficar atento aos mesmos problemas que acontecem em época de Black Friday, como propaganda enganosa, preço mascarado, aumento no valor do frete em regiões do Brasil mais distantes dos centros de distribuição e também no aumento no prazo de entrega”.

Por isso, pesquise muito antes, vejam como as empresas atendem no Reclame AQUI e prefira as marcas com melhores reputações. Nunca se arrisque em comprar em sites desconhecidos nessas datas de grande volume de vendas. “Muitos aproveitadores fazem promoções falsas e sites falsos para enganar o consumidor. Evite também comprar com pagamentos por boleto”, diz Vargas.

Já viu? Os 5 melhores bancos brasileiros escolhidos pela Forbes

Faça um comentário