Dados pessoais de clientes de TVs por assinatura são usados por criminosos

Empresas devem avisar clientes sobre vazamento e utilizar padrões de segurança adequados

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No Rio de Janeiro, criminosos estão tendo acesso aos dados pessoais de clientes que estão solicitando serviços de atendimento de TV por assinatura. Os consumidores têm recebido telefonemas de empresas concorrentes e de funcionários falsos oferecendo novos serviços de outras operadoras.

Uma consumidora recebeu a ligação de uma pessoa que se identificava como atendente da Sky e precisava confirmar dados pessoais. O falso funcionário, porém, alegou que a empresa não poderia fornecer o serviço e ofereceu, pelo mesmo preço, um pacote da concorrente. Achando estranho, a cliente retornou o telefonema e se deparou com uma empresa de cobranças. Logo em seguida, ela entrou em contato com a Sky e disseram que não tinham ligado e que a instalação estava marcada.

Segundo a empresa de segurança e privacidade online, Psafe, as formas mais comuns de vazamento de dados dos clientes são os ataques de hackers ou a participação de funcionários ou ex-funcionários da empresa.

Seguro e assistência técnica

Outro problema frequente para clientes de operadoras de internet e TV por assinatura é que sejam induzidos a contratar um seguro e assistência técnica adicional sem perceber. O consumidor liga para a operadora para mudar de plano ou contratar um novo. Logo depois, recebe a chamada de um suposto funcionário da empresa, que confirma os dados e a solicitação, além de pedir o número do cartão de crédito.

Mesmo não havendo uma obrigação na lei, as operadoras devem avisar aos clientes sobre o vazamento e utilizar padrões de segurança adequados para as informações dos consumidores.

Confira: Como anda o atendimento das TVs por assinatura

Fonte: G1

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