Cuidado! Golpe oferece falso brinde de caixa de lápis de cor Faber Castell

Mensagem é espalhada por WhatsApp e Facebook Messenger

Reprodução

Janeiro é mês de férias, mas também de reservar alguns dias para fazer a compra do material escolar em um novo início de ano letivo. Por isso mesmo, os golpistas já descobriram uma nova forma de atrair vítimas. Uma oferta de uma caixa de lápis de cor Faber Castell espalhada pelo WhatsApp e Facebook Messenger já fez muitos caírem em uma armadilha.

Na mensagem, os criminosos prometem enviar o item para todos os que se cadastrarem na falsa promoção. A inscrição supostamente começa em um link com um formulário que pede nome, e-mail para contato e endereço — o que permite a criação de um banco de dados com as informações fornecidas pelos internautas. Além disso, a etapa seguinte, que depende do tipo de aparelho usado por quem está sendo enganado, também gera benefícios aos golpistas.

Quem tem um dispositivo com sistema operacional Android recebe instruções para instalar um aplicativo malicioso ou ser redirecionado para uma página cheia de anúncios, que pagarão aos golpistas pela visualização.

Sabia? Não pagar pelo serviço de TV a cabo enquanto viaja é seu direito

Usuários de iOS, por outro lado, recebem convite para instalar aplicativos legítimos, mas que também ajudam os criminosos: apesar de não roubarem dados das vítimas, eles funcionam em um sistema “pay per install”, ou seja, pagam uma determinada quantia aos golpistas a cada download feito.

Por isso, é essencial redobrar o cuidado antes de abrir um link ou compartilhar uma mensagem por WhatsApp ou Messenger do Facebook. Uma dica é sempre confirmar a promoção através de um canal oficial da marca.

Fonte: O Globo

Leia tudo sobre

Fraude WhatsApp

Faça um comentário