Cuidado! E-mail falso da Receita Federal aplica golpe com link malicioso

Órgão garante que sua única forma de comunicação eletrônica é por meio do e-CAC

Reprodução

Pela segunda vez neste ano, um e-mail falso em nome da Receita Federal está circulando entre os internautas brasileiros. Com o objetivo de aplicar golpe, a comunicação falsa diz que o Imposto de Renda da Pessoa Física de 2018 não está de acordo com a legislação federal, e que o contribuinte passará pela malha fina.

O e-mail contém um falso link pelo qual o usuário teria acesso a informações detalhadas sobre as pendências em sua prestação de contas. Ao clicar nele, o internauta abre a possibilidade de que vírus e malwares entrem em seu computador ou seu celular.

Veja: 34% dos consumidores anteciparam presente de Natal na Black Friday

Os golpistas visam obter informações cadastrais, financeiras e fiscais fornecidas pelos próprios contribuintes para utilização em fraudes.

Quem receber o contato deverá ignorá-lo, já que a Receita Federal explica que não envia mensagens sem a autorização dos contribuintes nem autoriza terceiros a fazê-lo em seu nome. De acordo com o órgão, a única forma de comunicação eletrônica com o cidadão é por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), em seu site.

Fonte: O Globo

Leia tudo sobre

Fraude Segurança na web

Faça um comentário