Crescem as buscas por empresas de cruzeiro no Reclame AQUI

Levantamento inédito analisou dados da MSC Cruzeiros, Costa Cruzeiros, Royal Caribbean, Pullmantur Cruzeiros e Norwegian

Arte/Reclame AQUI

Faltam poucos dias para o final do ano e, se você não for um brasileiro que deixou pra última hora, já deve ser um dos usuários do Reclame AQUI que buscam informações sobre sua viagem dos sonhos. A bordo de um cruzeiro.

De janeiro a novembro, as buscas pelas cinco maiores empresas de cruzeiro no Reclame AQUI aumentaram 30%. Foram 191 mil buscas por informações sobre as  marcas MSC Cruzeiros, Costa Cruzeiros, Royal Caribbean, Pullmantur Cruzeiros e Norwegian. Em 2018, foram 148 mil no mesmo período.

Reclamações

Além das empresas especializadas em cruzeiros, o Reclame AQUI também analisou as agências de turismo que comercializam, dentro de seus pacotes, viagens em cruzeiros. No total, foram 28 marcas analisadas (5 grandes de cruzeiros + 23 agências de turismo), que somaram 1.457 reclamações de janeiro a novembro de 2019, um aumento de 20% em relação ao mesmo período de 2018, quando foram registradas 1.216 problemas.

Para o CEO Global do Reclame AQUI, Mauricio Vargas, é natural que o crescimento de pesquisa seja maior que o aumento nas reclamações. “O consumidor brasileiro está cada vez mais ditando a regra do jogo. Recentemente, tivemos uma Black Friday que mostrou muito isso. No Reclame AQUI, 90% dos acessos são de pessoas em busca de informações, sendo que a maior parte está no exato momento da compra”, disse.

Reputações

Das cinco empresas de cruzeiros analisadas no levantamento, a Royal Caribbean é a que tem a melhor reputação nos últimos seis meses. A empresa é Regular neste período, respondeu 100% das reclamações e solucionou 54,5% dos casos. A Pullmantur Cruzeiros está com reputação Sem Índice* nos últimos 6 meses, mas também esteve Regular nos últimos 12 meses. A empresa respondeu a todas suas reclamações.

A MSC Cruzeiros é considerada Não Recomendada, respondeu a 41,8% das reclamações e não obteve, até o fechamento dessa reportagem, índices de solução. A Costa Cruzeiros está Sem Índice na sua reputação, mas já respondeu 80,8% das reclamações e recebeu avaliações positivas recentemente.

Já a norueguesa Norwegian não atende pelo Reclame AQUI, apesar de ter muitas buscas e reclamações de consumidores brasileiros.

Leia tudo sobre

Pesquisa Turismo

Faça um comentário