Consumidores denunciam propagandas da NET e VIVO na pré-Black Friday

Ofertas ferem Código de Defesa do Consumidor e Resolução da Anatel

ReclameAQUI

Nesta quinta-feira (22), o Reclame AQUI Notícias recebeu uma denúncia de oferta Black Friday da NET Serviços, que anuncia 50% de desconto no combo NET HDTV.

Um consumidor do Rio de Janeiro relatou que “através do contato via site, a informação é de que os preços promocionais são destinados apenas a novos clientes”.

Art. 46 da Seção III, da Resolução nº 632/14 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), afirma que “todas as ofertas, inclusive de caráter promocional, devem estar disponíveis para contratação por todos os interessados, inclusive já Consumidores da Prestadora, sem distinção fundada na data de adesão ou qualquer outra forma de discriminação dentro da área geográfica da oferta”.

Posicionamento da NET Serviços

“A NET informa que segue rigorosamente as normas que regulamentam as ofertas para os novos clientes e da base".

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Mais denúncias

Outro caso de denúncia ocorreu com a VIVO. Um consumidor, também do Rio de Janeiro, alega que a promoção de Black Friday da empresa fere o Art. 6 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que afirma que “são direitos básicos do consumidor: a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade, tributos incidentes e preço, bem como sobre os riscos que apresentem”.

A oferta limitada deixou a entender que o celular Samsung Galaxy Note9 – 4G Azul sairia por R$ 42,99 ou até 21x sem juros, no plano VIVO Controle. Ao clicar na promoção, no entanto, o consumidor viu que o valor não permaneceu o mesmo do anúncio. O smartphone sairia por R$ 4.947,00, o chip do aparelho por R$12,00 e somente o plano VIVO Controle por R$42,99.


 

Posicionamento da Vivo

"A Vivo informa que o bug pontual foi corrigido prontamente. A Vivo destaca ainda que tem como estratégia ter o cliente no centro de suas decisões e, para isso, gostaríamos de ressaltar que possuímos canais eletrônicos para que o cliente solicite demandas comerciais e de atendimento de forma simples e rápida, sendo eles: o (app) Meu Vivo, um bot no Messenger e também as centrais telefônicas 10315 (telefonia fixa) e *8486 (telefonia móvel), além das lojas físicas e do SMS".

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