Consumidor pede 15 ingressos para o Rio-2016, mas não consegue nenhum

(fotos: Arquivo pessoal)

O Comitê Rio-2016 divulgou nesta terça-feira, dia 9, a lista dos contemplados no sorteio de ingressos para a Olimpíada do Rio. Mas um torcedor que acreditava ter muita sorte não conseguiu dessa vez. Em reportagem do UOL, o empresário Davis Tenório contou que na Copa do Mundo de 2014, por exemplo, entrou no sorteio para assistir a oito jogos do torneio com a família. Conseguiu todos. Com o mesmo otimismo, se inscreveu no processo de venda de ingressos para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

Dessa vez, Tenório não conseguiu nenhum ingresso sequer. "É um processo frustrante. Passar todo esse tempo esperando para saber o que você conseguiu e, quando chega o dia, não ter nenhum ingresso. Foi bem diferente da Copa, em que consegui ver tudo o que queria", diz.

Problemas na compra de ingressos de shows e eventos esportivos? Reclame AQUI!

Forte concorrência

Os eventos escolhidos por Davis, porém, eram os mais concorridos: ele pediu entradas, para toda a família, para as cerimônias de abertura e encerramento, para as competições de ginástica artística e atletismo, além de jogos de vôlei, 15 eventos no total. "Fui para Londres, em 2012, e pude sentir o clima de confraternização de uma Olimpíada. É ainda maior do que na Copa do Mundo. Você conhece gente do mundo inteiro", lembra.

Mas ainda dá

Chance para ir aos Jogos de 2016 ele ainda tem. Segundo o comitê organizador, 2,9 milhões de ingressos ainda serão alocados para os interessados. Como Davis, muita gente se inscreveu no sistema de ingressos e acabou de mão vazia: das 5,2 milhões de requisições, 34,5% não foram atendidas. O novo, em julho, dará preferência justamente para essas pessoas que não foram contempladas nessa primeira fase. Para isso, porém, os interessados devem voltar a sua conta no site de ingressos do Rio 2016 e fazer o processo de seleção dos eventos novamente.

"Para ter uma distribuição mais justa, programamos essa venda em etapas. Dos 4,5 milhões de ingressos disponibilizados, alocamos 1,6 milhão agora. Essa diferença será disponibilizada no segundo lote, em que todos são, novamente, elegíveis. Mas, desta vez, quem não ganhou nada na primeira fase será priorizado. Depois, só aqueles que ganharam ingresso para um evento, então dois, três e assim sucessivamente", explica Donovan Ferreti, diretor de ingressos do Rio 2016.

Poucas pessoas desistem

Segundo o Rio 2016, existe, sim, chance de devolução de ingressos de pessoas que desistiram. Mas o número de gente que desiste da compra costuma ser pequeno. "As pessoas têm até o fim do mês para confirmar o pagamento. Mas não esperamos muitas devoluções. O número que trabalhamos, baseado no que ocorreu nas Olimpíadas passadas, é de apenas 5%", avisa o diretor de ingressos do Comitê Organizador.

Outra opção é esperar até a venda aberta online, em outubro, quando o Rio 2016 vai lançar um sistema de devolução de ingressos. "É uma novidade que estamos adotando. Quem, por algum motivo, quiser devolver os ingressos, poderá fazer isso. A pessoa entra no nosso sistema, avisa que desistiu do evento. Quando esses ingressos forem vendidos, devolvemos 100% do dinheiro", fala Donovan Ferreti.

Saiba se você foi sorteado

A recomendação do Rio 2016 é que todos que se inscreveram no processo de compra de ingressos acessem o site dos Jogos (www.rio2016.com/ingressos) e confiram se foram sorteados ou não. E cuidado com os aproveitadores: o Comitê Organizador não vai ligar para nenhum candidato oferecendo ingressos, muito menos mandará mensagens com links para o pagamento direto.

Fonte: Bruno Doro / UOL

Faça um comentário