Confira as 79 universidades que perderam Fies, Prouni e Pronatec

A medida cautelar foi tomada através da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC

Reprodução

O Ministério da Educação abriu processo administrativo contra 79 faculdades que tiveram resultado insuficiente no Índice Geral de Curso (IGC). A lista de instituições foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (18). Veja aqui.

Segundo a portaria, estão suspensos nestas instituições novos contratos do Fies, oferta de bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) e participação no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

As faculdades têm 15 dias para apresentarem defesa.

O IGC é um indicador de qualidade de instituições de educação superior, que considera a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). O índice tem notas de 1 a 5. Instituições com IGC 1 ou 2 estão abaixo da média e sofrem penalidades aplicadas pelo MEC, como suspensão de vestibulares e até fechamento do curso, em última instância.

O IGC considera a avaliação dos cursos das instituições do último triênio. Assim, em 2012, segundo dados do MEC, 17,2% das instituições ficaram abaixo da média. Na comparação com 2009, quando foram avaliados os mesmos cursos, este índice era de 32,7%

Fonte: G1

Leia tudo sobre

Economia Universidades

Faça um comentário