Como identificar se um site é falso durante a Black Friday?

Golpistas atraem vítimas com cópias perfeitas de sites de grandes marcas

ReclameAQUI

Pouco antes da data oficial da Black Friday, que acontece dia 23 de novembro, é comum que criminosos aproveitem para aplicar golpes nos compradores de plantão. Os golpistas são especialistas em atrair vítimas com cópias quase perfeitas de sites de grandes marcas e preços bem abaixo do normal.

Então, o Reclame AQUI separou quatro passos para que ninguém caia em uma cilada e consiga identificar se uma página ou site se trata de um golpe. Confira:

1.      Desconfie de promoções exageradas

Mesmo na Black Friday, que se trata de um evento de descontos, uma Smart TV ou um iPhone nunca serão vendidos por menos da metade do preço. Se encontrar produtos com ofertas assim, pode desconfiar, não é normal!

2.        Confira o endereço do site

Veja se o www.nomedosite.com.br está correto, sem letras de outros alfabetos, números ou palavras que façam alusão à marca oficial, confundindo o usuário. Além de sites, os criminosos também criam nesta época do ano com páginas falsas no Facebook e e-mails fraudulentos. Atente-se! Se o desconto for muito atrativo, mas ainda não tiver certeza se é real, evite comprar até ter certeza da promoção. E quando receber e-mails de ofertas, verifique se o remetente possui o mesmo domínio do site oficial.

3.       Única forma de pagamento

Não confie em sites que oferecem o pagamento somente por boleto bancário. Golpistas utilizam dessa prática para receber o dinheiro do consumidor com rapidez e nunca entregar o produto prometido. Um site seguro oferece diversas formas de fazer a compra, incluindo parcelamento.

4.       Entre em contato com a loja oficial

Se estiver dúvida sobre alguma oferta, é válido entrar em contato com a empresa através dos canais oficiais para confirmar a promoção. E lembre-se, se passar por qualquer problema durante a Black Friday, Reclame AQUI!

Leia: Black Friday: Como se dar bem nas compras?

Leia tudo sobre

Black Friday Dicas Feed Fraude

Faça um comentário