Com HugMe, foi possível ver um novo “desenho” de reclamações antes do início da Black Friday

Ferramenta de monitoramento do Reclame AQUI apontou boas surpresas nas redes sociais

Reclame Aqui

Se alguma empresa duvidava que a Black Friday 2018 apresentaria alguma novidade, se surpreendeu. A ferramenta de monitoramento HugMe, do ReclameAQUI, descobriu novos dados para quem achou que a mega promoção poderia estar enfraquecendo no Brasil. A maior delas é a presença do setor de alimentação no ranking de empresas mais reclamadas. E isso não é negativo, não.

Para começar, a percepção sobre a própria Black Friday. O HugMe acompanhou as menções sobre o evento e analisou o comportamento dos internautas pelo Twitter. Antes do início da promoção, foram analisadas 1.660 menções no Twitter da 0h às 14:59 de quinta-feira, dia 22, e um quadro positivo da Black Friday já se apresentava: foram 1.407 menções positivas (85%) e 253 negativas (15%). E durante as 24 horas da Black Friday, que aconteceu oficialmente na última sexta-feira, dia 23, foram computadas 6.380 citações positivas (5.077) e negativas (1.303), ou seja, os consumidores continuaram falando bem da promoção.

Junto com esse sentimento positivo em relação à Black Friday foi a menção de marcas do setor de alimentação e aplicativos de fast food. Essa foi a Black Friday da comida, sério! As redes de fast food foram as mais citadas durante todo o evento. O Burger King liderou e teve 94% de citações positivas. Em seguida, estão Mc Donald´s com 87% e iFood, 72%.

Tamanho volume de menções refletiu uma mudança no ranking das empresas mais reclamadas no Reclame AQUI. O iFood apareceu em quinto lugar. A empresa, que tem uma ótima reputação, figurou entre tantas outras com reputação igual ou boa.

E diante disso podemos ir um pouco mais longe na análise dessa Black Friday surpreendente. No top 10 das marcas mais reclamadas, a maioria tem boa reputação, o que significa que este aspecto importa, sim, na hora de fazer negócio na Black Friday também. O consumidor buscou marcas nas quais confia para ter a segurança de um bom negócio e já de olho em um atendimento de qualidade em caso de problema.

Legal, não é mesmo? Está na cara que o consumidor está super ligado na promoção – bem informado e atento às fraudes-, que as empresas investiram em infraestrutura de atendimento e suporte técnico e que as marcas terem uma boa reputação conta muito.

Reclamações Black Friday 2018

O monitoramento Reclame AQUI da Black Friday 2018 encerrou com 5.607 reclamações, que foram colhidas desde às 11h da quarta-feira, dia 21, até as 23h59 de sexta, dia 23, data oficial da Black Friday.

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