Com falha, Facebook, Instagram e WhatsApp somam mais 27 mil acessos segunda-feira (04/10) no Reclame AQUI

Falha global no funcionamento das redes sociais teria sido ocasionado por alterações em suas configurações, e usuários buscaram informações no Reclame AQUI

Reclame AQUI

Um dia após a falha global nas redes sociais Facebook, Instagram e WhastApp, que deixou usuários sem acesso durante 6 horas nessa segunda-feira (04/10), o Instituto Reclame AQUI traz uma leitura do movimento dessas redes no site do Reclame AQUI.

Juntos, Facebook, Instagram e WhastApp, receberam, só na segunda-feira, 510 reclamações, a maioria concentrada no fato de estarem fora do ar e os usuários não conseguirem carregar o feed, enviar mensagens ou postar fotos, seja para o trabalho ou lazer. Por conta disso, as três redes juntas somaram 27.041 acessos nas páginas dentro do Reclame AQUI. 

No caso do Facebook e do Instagram, os acessos dentro do site praticamente dobraram. O destaque da variação de acessos fica para o WhatsApp, que nos primeiros dias do mês de outubro teve em média 130 acessos/dia, e nessa segunda-feira teve mais de 2 mil.
 

Facebook afirma que falha foi defeito em alteração de configurações

Conforme publicou o site G1 nesta terça-feira (05/10), “o Facebook divulgou nota no final da noite desta segunda-feira informando que o apagão global de cerca de seis horas em suas redes, que incluem o Whatsapp e o Instagram, foi uma falha interna: um defeito durante alteração em suas configurações. A plataforma informou também que não houve um ataque hacker nem vazamento de dados de usuários”.
 

Consumidores reclamaram e relataram prejuízos

O Reclame AQUI, que já é usado diariamente como fonte de pesquisa por milhões de consumidores antes de comprar, nessa segunda-feira foi ainda mais procurado por consumidores que queriam entender o que estava provocando a falha. Foram milhares de consumidores buscando informações, e, claro, reclamando muito, já que as redes são usadas para trabalho. Houve casos de consumidores que desinstalaram aplicativos e afirmaram ter perdido informações importantes.

Este usuário de Canoinhas (SC) relatou ter enfrentado problemas ainda na noite de segunda-feira. “Hoje por volta do meio dia o aplicativo Facebook e whatsapp parou e minha empresa funciona 99% por esse aplicativo.. e o Facebook voltou as 19h perca mais de 100 mil reais e o whatsapp até agora não voltou e eu não consigo reiniciar e nem reinstalar nós aparelhos que uso pra trabalhar online.. socorro por favor alguém me ajuda a resolver isso”.

Outros consumidores tentavam acessar o Instagram após a correção da falha no funcionamento global dos aplicativos e não conseguiam, como este usuário de Fortaleza (CE).  “Estou tentando acessar a conta da minha produtora e fica aparecendo a mensagem que estou digitando a senha errada. Após tentar colocar senha nova, me diz que o meu email não está cadastrado nenhuma conta na plataforma! Preciso ter acesso a MINHA conta pois é basicamente aonde está TODO o meu portfolio de trabalho e onde tenho acesso a maior parte dos meus clientes!!!”

Estudantes também se sentiram prejudicados com a falha global, como este de Princesa Isabel (PB), que afirmou precisar do aplicativo para inúmeras atividades: “Preciso do zap para estudar trabalhar enviar links para professores”.

Leia também: WhatsApp, Instagram e Facebook enfrentam instabilidade nesta segunda-feira

Leia tudo sobre

Aplicativos Feed

Faça um comentário