Clientes afirmam contrair toxoplasmose após comer em bar em São Paulo

Alguns consumidores registraram reclamações sobre a situação no site do Reclame AQUI

Divulgação/Guia Folha

Desde esta última segunda-feira (13), têm circulado pelas redes sociais, diversos relatos de consumidores que dizem ter contraído toxoplasmose no bar e restaurante Pitico, localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo.  

Segundo um relato que viralizou no WhatsApp, cuja origem não foi identificada, uma pessoa chamada “Gustavo” teria ficado doente, com febre por quinze dias. Ao ir ao médico e ter o diagnóstico de toxoplasmose confirmado, o homem teria sido informado por um oftalmologista especialista na doença que ele não era o único que estava com o problema. Ainda segundo o depoimento, todos os pacientes que relataram a situação teriam comido no Pitico.

No Reclame AQUI

O que de início parecia um boato tomou proporções maiores. Clientes do bar registraram algumas reclamações no site do Reclame AQUI.

Um consumidor de Osasco, São Paulo, diz que foi contaminado. “Comi kebab no Pitico no dia 04/04 e estou com toxoplasmose. É impossível que seja coincidência tantas pessoas terem comido lá na mesma época e praticamente TODAS estarem com toxoplasmose”.

Outro relato, desta vez de um consumidor de São Paulo, capital, também afirma que contraiu a doença e ficou internado. “A quantidade de denúncias de clientes que tiveram toxoplasmose e comeram no Pitico neste mesmo período é avassaladora, não dá pra negar que o estabelecimento tenha servido comida contaminada”.

Posicionamento da empresa

O PITICO tomou conhecimento do aumento de casos de toxoplasmose em toda região metropolitana de São Paulo, fato este confirmado pelo Hospital Emílio Ribas.

Vários boatos circularam em redes sociais afirmando que tal doença teria sido causada por contaminação da água do bairro de Pinheiros (informação negada oficialmente pela SABESP através de sua assessoria de imprensa) e, mais recentemente, sobre alguns casos relacionando a ocorrência da doença ao consumo de alimentos em restaurantes, inclusive no PITICO.

Diante disso, o PITICO esclarece que mantém rígido controle dos processos e procedimentos
envolvendo a manipulação e a elaboração de alimentos e bebidas servidos aos seus clientes,
controle este realizado constantemente por empresa especializada em assessoria em segurança alimentar, a CONTROLARE, desde o início de suas atividades.

Recebemos recentemente a fiscalização da Vigilância Sanitária, na qual foi constatado e concluído o seguinte:

Quanto ao teor da denúncia, no momento da inspeção, foi verificado que o estabelecimento
apresentava condições satisfatórias de higiene e conservação de suas instalações, e cumpria as boas práticas na manipulação de alimentos.

Considerando as condições sanitárias do local, e as práticas de manipulação de alimentos relatadas pelos manipuladores de alimentos e pelo responsável legal, não foi constatada no local prática de risco para a transmissão de Toxoplasma através de alimentos.

Ainda assim, no intuito de reforçar suas boas práticas e colaborar com a contenção deste surto na cidade, o PITICO redobrou os cuidados para que todos os processos continuem sendo cumpridos dentro das normas legais aplicáveis e continua mantendo contato constante com a Vigilância Sanitária.

Por fim, informamos que, até o momento, não fomos procurados por nenhum médico oftalmologista que tenha associado a contaminação de pacientes ao consumo de produtos no PITICO, nem o contato de qualquer cliente chamado Gustavo citado em mensagem que tem sido disseminada nas redes sociais, cujo autor ainda não identificamos.

Ao receber uma mensagem como esta, consideramos natural que clientes que tenham sido contaminados no recente surto do protozoário relacionem a condição à visita ao PITICO. Entretanto, segundo as autoridades sanitárias e médicos por nós consultados, o rastreamento da origem exata da contaminação é muito complexo, já que existem diversas possíveis fontes de transmissão, como informa o Ministério da Saúde, sendo necessária cautela no encaminhamento desse tipo de mensagem.

Tenha a certeza de que o PITICO está preocupado com esta questão de saúde pública, se
empenhando em manter seus clientes livres de riscos e colaborando com as autoridades sanitárias. Pedimos ao cliente que, por favor, envie seu contato telefônico através de nossas redes sociais para que possamos conversar. Informe-se sobre a doença e ajude a combater o aumento de casos.

Atenciosamente,
PITICO

Já viu? Consumidores ainda reclamam de promoção de Páscoa no Reclame AQUI

Faça um comentário