Bicicleta sustentável transforma 1h de pedalada em 24h de energia elétrica

Projeto quer levar acesso às casas carentes de energia

Reprodução/Billions in Change

Atualmente, no Brasil, os consumidores enfrentam o alto custo da energia elétrica. Na condição de bandeira vermelha, os brasileiros estão pagando R$ 5,50 para cada 100 Kwh. Mas você sabia que, mesmo em 2015, alguns lugares não possuem sequer acesso à energia? Na verdade, estima-se que 3 bilhões de pessoas no mundo não tenham energia elétrica em suas casas.

Como iniciativa para mudar esse cenário, o projeto Billions in Change decidiu usar a energia do corpo para criar a elétrica. Assim, foi desenvolvida a Free Electric, uma bicicleta capaz de transformar 1 hora de pedaladas em 24 horas de energia elétrica.

Como assim? Basicamente, as pedaladas movem o volante do motor, que aciona um gerador e armazena a energia gerada em uma bateria. Confira o vídeo explicativo:

O objetivo do empreendedor Manoj Bhargava é distribuir cerca de 10 mil dessas bicicletas na Índia, onde o acesso ainda é bastante limitado. “Se você tem isso [a bicicleta], você nunca fica sem energia. E você não emite nenhuma poluição“, explica Bhargava.

O que achou da iniciativa? Deixe um comentário contando!

Fonte: Hypeness

Leia tudo sobre

Energia Sustentabilidade

Faça um comentário