Bancos fecham no Carnaval e deixam correntistas com dúvidas

Um correntista do Banco do Brasil deixou uma reclamação no Reclame AQUI e perguntou: "Gostaria de saber o motivo 'técnico' que levou as duas agências do município de Itaboraí e Tanguá, no Rio de Janeiro, a permanecerem fechadas ao público das 18h do dia 28/03/2014 às 12h do dia  05/03/2014".

Todo ano é a mesma história. Os feriados deixam os consumidores muito confusos e muitas vezes de mãos atadas para quem precisa solucionar algum problema com urgência com seu banco. 

Você teve problemas para utlizar serviços bancários neste Carnaval? Reclame AQUI!

No caso do cliente do Rio de Janeiro, é preciso ficar atento com as datas. Provavelmente ele quis dizer 28/02, ao invés de 28/03. Se for isso, dia 28 foi sexta e, de fato, os bancos não funcionam depois das 16h. Mesmo assim, o cliente reclama de que não está funcionando nenhum serviço, o que seria uma falha da instituição, que deve disponibilizar os serviços nos caixas eletrônicos, por internet ou telefone normalmente.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos, a Fenabran, as agências bancárias ficam fechadas no Carnaval (3 e 4/03). E na quarta-feira (5/3) os bancos abrem após as 12h. 
 
Outro consumidor de Salvador, Bahia, dessa vez correntista do Banco Bradesco, também reclama. "Por que que eu tenho que esperar o término deste (Carnaval) para poder retirar o meu beneficio se o meu dia é o primeiro dia útil do mês? Segunda feira de carnaval não é feriado", questiona o cliente.
 

Dicas para evitar transtornos aos correntistas

 
Como pago contas a vencer? 
- Conta de concessionária (luz, água, telefone, gás ): As contas de água, luz, telefone, gás, Internet, financiamentos, impostos e títulos de cobrança em geral, que estão dentro do prazo, podem ser pagas pela Internet, pelo caixa eletrônico ou rede 24 horas, pelo aplicativo do banco no celular, pelo correspondente e também pelo telefone do banco (confira o número no site do banco, no cartão da sua conta.
 
Como pago contas vencidas? 
- Conta de concessionária (luz, água, telefone, gás): faça o pagamento normalmente pelos canais alternativos do banco. Você pode usar a internet, o telefone (call center), o aplicativo do banco no seu celular, os caixas eletrônicos e os correspondentes. As próprias concessionárias de serviço público costumam inserir os juros e as multas na conta do mês seguinte. 
 
- Meu boleto é do banco e a agência está fechada, como faço? 
Identifique o banco responsável pela conta no boleto de cobrança. No próprio site dos bancos é possível solicitar nova via de boleto em atraso, mesmo para pessoas que não são correntistas. Acesse o serviço de atualização de boleto, na página inicial do banco emissor do título de cobrança. Em seguida insira a numeração do código de barras do boleto, o site irá gerar um novo boleto para pagamento. Com o boleto atualizado, você consegue pagá-lo pelos canais alternativos do banco (internet, telefone (call center), aplicativo do banco no celular, caixas eletrônicos e correspondentes). 
 
- Preciso pagar títulos de cobrança (condomínio, escola, academia, financiamentos), como faço? 
Peça ao cedente do título um novo boleto já com os valores atualizados ou faça o pagamento pelo Débito Direto Autorizado (DDA). O DDA é um serviço de apresentação eletrônica de boletos bancários, que permite ao cliente realizar o pagamento de boletos eletronicamente. Para usar esse serviço, o cliente bancário precisa se cadastrar como sacado eletrônico na(s) instituição(ões) financeira(s) na qual tem conta. O DDA também permite o pagamento de boletos vencidos, a própria ferramenta já contabiliza as multas e juros, podendo, desta forma, ser paga pelos canais eletrônicos do banco, sem precisar que o cliente saque o dinheiro para pagar o boleto vencido no banco emitente da cobrança. Podem ser pagos via DDA diversas contas, carnes de financiamento bancário, condomínios, planos de saúde, mensalidades escolares, assinaturas de publicações, entre outras. 
 
Transferências e saques 
- Preciso fazer uma transferência bancária, qual é o limite? 
Para transferências de valores de banco para banco: a partir de R$ 1.000 para TED e até R$ 5.000 para DOC. Lembrando que a TED faz com que o crédito entre na conta do destinatário no mesmo dia em que a transferência é solicitada. Em outras formas de movimentação financeira, como o Documento de Crédito (DOC), é preciso aguardar pelo menos um dia para a conclusão da operação. Além da agilidade, a TED também oferece segurança ao cliente, tanto por ocorrer em um meio eletrônico seguro, quanto por permitir que o usuário faça a transferência sem sair de casa. “Com a TED, o cliente não precisa sacar em espécie para fazer a transferência. Basta acessar o Internet Banking ou outros canais eletrônicos de autoatendimento para efetuar a operação”, diz Walter Faria, diretor adjunto de serviços da Federação Brasileira de Bancos - FEBRABAN.
 
- Qual é o limite de saque nos caixas eletrônicos? 
Os saques noturnos são limitados à R$ 300,00 e o valor para saque diurno varia dependendo da instituição financeira. 
 
- Preciso sacar mais de R$ 1.000 reais, o que fazer? 
No caso de saque acima de R$ 1.000,00, se a agência estiver fechada, o cliente poderá, durante o dia, efetuar o saque do valor em caixas eletrônicos e na rede 24horas. 
 
Fonte: Fenabran

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