Atendimento se torna fator diferencial entre as maquininhas de cartões

No ranking de credenciadoras feito pelo Reclame AQUI, 6 delas têm selo RA 1000

Reclame AQUI

Nos últimos anos, os consumidores viram aumentar a presença de marcas e ofertas de maquininhas de cartões por todo lugar e passaram a conhecer melhor esse mercado. A presença delas na vida de boa parcela da população se tornou algo tão comum que muitos nem notaram...até terem algum problema. 

De janeiro a julho deste ano, esse setor acumulou 28,2 mil queixas registradas no site do Reclame AQUI, um crescimento de 41,4% em relação ao mesmo período de 2018. E quanto maior a fatia de mercado, mais vendas, mais reclamações. Mas também mais solução para os problemas apresentados pelos consumidores.

*Dados referentes a 1 de março a 31 de agosto de 2019 (coletados em 2/09/2019)

Muito além de taxas e garoto propaganda

A disputa pela preferência no mercado vai além da disputa de taxas. Não adianta apenas ter o menor custo para as transações, o melhor garoto propaganda e as melhores condições de venda ou aluguel de equipamentos. É preciso atender bem o consumidor (seja ele dono da maquininha ou não).

“É difícil hoje, qualquer comércio não ter pelo menos uma maquininha de cartão. Além de facilitar a vida do consumidor, viabiliza o negócio e faz girar a economia. Estamos vivendo um boom, uma guerra entre as maquininhas, que a gente está acompanhando para ver até onde vai, mas o que já está visível é o atendimento ser um diferencial nessa disputa”, analisa o CEO Global do Reclame AQUI, Mauricio Vargas.

Reputação e índice de solução são diferenciais

Das 14 marcas de credenciadoras analisadas, o Reclame AQUI fez um recorte de 9 empresas com reputação entre RA 100, que é o melhor selo de atendimento concedido pelos consumidores no Reclame AQUI, e Regular. 

No ranking entre as empresas que melhor solucionaram reclamações nos últimos 6 meses, a AcqioStelo, SumUp, Cielo, Stone e PagSeguro despontam com selo RA 1000 e disputam cada percentual quando se trata de atender mais e com eficiência as reclamações registradas no Reclame AQUI. Os índices de solução ficam entre 95,5% e 90,4% de resolutividade. 
Na sequência, a Izettle tem reputação Ótimo e a GetNet, Bom, bem avaliadas pelo consumidor também. E por fim, a SafraPay, que tem reputação Regular e um índice de solução de 74,7%.

De janeiro a julho de 2019, credenciadoras recebem 28,2 mil reclamações

O Reclame AQUI analisou também os dados de reclamações para empresas credenciadoras das máquinas móveis de pagamento desde 2016, quando se nota o início de um crescimento maior por conta da transformação de mercado no Brasil com prestadores de serviços mais independentes.

No comparativo por ano, em 2016 as credenciadoras tinham 26.360 reclamações, já em 2018, foram registradas 38.064, um aumento de 44,4%, reflexo de um maior alcance de mercado e também de uso nas atividades comerciais.

Veja o crescimento ano a ano no gráfico.

Já quando comparamos de 2016 até 2019 o recorte de 1º janeiro a 31 de julho, o crescimento no número de reclamações foi de 108,6% (veja o comparativo no gráfico abaixo). Os principais motivadores de reclamações de consumidores nos últimos 3 anos são tarifas, defeitos nos equipamentos, cancelamentos, maquininhas não recebidas e dinheiro que não caiu na conta.

*Matéria atualizada dia 4 de setembro de 2019

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