Até onde vai a fidelidade do consumidor com as marcas?

Instituto Reclame AQUI realizou um estudo para entender o comportamento dos consumidores quanto à manutenção de seu relacionamento com marcas nos últimos 6 meses

Reclame AQUI

Cada vez mais a pandemia tem sido uma verdadeira caixinha de surpresas para o mercado. O consumidor surpreende a cada momento na hora de escolher, na forma de comprar e o que ela espera das empresas. Agora, no mês de agosto, o Instituto Reclame AQUI realizou um estudo para entender e testar a fidelidade do consumidor. Será que ele se manteve fiel às marcas ou entendeu que a pandemia de Covid-19 é o momento de conhecer novidades? E quais motivos os influenciaram?

A pesquisa inédita foi realizada no site do Reclame AQUI e teve a participação de 73,6 mil consumidores. Eles foram questionados sobre seus hábitos de fidelidade em relação aos bancos, telefonia celular, TV por assinatura e aplicativos de delivery.
 

Reclame AQUI Notícias apresenta um recorte dos resultados

Esta matéria é um recorte do estudo. Mas você pode assistir na íntegra a live onde o estudo foi apresentado e acompanhar os comentários e análises dos especialistas do Reclame AQUI: o fundador, Mauricio Vargas, o CEO Brasil, Edu Neves, a COO, Patrícia Cansi, e o especialista em Inteligência de Dados, Iago Bolívar. Basta clicar aqui para assistir a transmissão.

Além disso, é possível fazer o download do material completo acessando essa landing page. Assim, você consegue ler o estudo com mais comodidade.

 

APLICATIVOS DE DELIVERY

A pesquisa questionou os consumidores se nos últimos 6 meses eles passaram a usar algum aplicativo de refeição que ainda não tinham usado: 21,53% disseram que sim, que passaram a usar (veja detalhes na imagem), e 78,47%, que não.

E desses consumidores que afirmaram sim, que passaram a usar um novo aplicativo, 42,92% foram motivados pela cobertura de restaurantes desse serviço. Já aqueles que responderam que não passaram a usar um app novo, 68,32% dos consumidores disseram não usar esse tipo de serviço.

Já quem deixou de usar algum app de delivery nos últimos 6 meses, 37,58% dos consumidores que responderam foram motivados por problemas de atendimento.

 

 

TV POR ASSINATURA

Quando questionados sobre TV por assinatura, a pesquisa mostra que 43,42% afirmaram ter esse serviço de TV por assinatura. E desses consumidores, 83,3% ficaram com a mesma assinatura nesses últimos 6 meses (mais detalhes na imagem). Já quem não tinha e passou a ter TV por assinatura nos últimos 6 meses foi motivado a adquirir por passar mais tempo em casa e por ter encontrado um bom preço.
E quem trocou de operadora nesse mesmo período foi porque encontrou melhores preço e combo.

 

 

TELEFONIA CELULAR

Dos consumidores que responderam à perguntas sobre telefonia celular, nos últimos 6 meses 85,7% não trocaram de operadora de celular por estarem satisfeitos com preço e com o serviço. Já quem trocou, o motivo foi o valor alto ou o serviço considerado ruim. Veja na imagem o comportamento de quem trocou de operadora.

 

 

BANCOS

Ao serem questionados sobre sua relação com bancos, dos consumidores que responderam, 21% disseram que abriram conta em banco nos últimos 6 meses e apenas 9% encerraram sua conta em alguma instituição.

Os que não abriram conta em banco responderam que estão satisfeitos com o banco atual. Entretanto, dos que encerraram contas em banco nos últimos 6 meses, o terceiro principal motivo foi o atendimento. Veja detalhes na imagem.

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