Ao fim da Black Friday, e-commerce recebe maior número de reclamações

Entre quarta e domingo, mais de 14 mil reclamações foram registradas, sendo boa parte relacionada a compras on-line

Mesmo em um ano fraco em grandes descontos de Black Friday, como o Reclame AQUI mostrou, o consumidor foi às compras para garantir algumas pechinchas. E assim como em outros anos, o comércio online foi responsável pelo grande volume de transações da data. No entanto, a pandemia de Covid-19 também contribuiu para que houvesse uma preferência ainda maior pelas lojas virtuais, fazendo com que boa parte dos grandes varejistas da internet estejam mais uma vez entre as empresas com mais reclamações. Entre 12h quarta-feira (24/11) e 23h59 de domingo (29/11), o Reclame AQUI registrou 14.152 reclamações, sendo a maioria direcionada aos estabelecimentos de e-commerce.
 
Esse quadro se reforça com as promoções estendidas para o fim de semana, que também são um costume no e-commerce, assim como a Cyber Monday, que traz ofertas em eletrônicos na segunda-feira. Isso significa que o consumidor precisa continuar estar atento para fraudes e outros esquemas ilícitos, afinal, denúncias de propaganda enganosa e divergência de valores estão entre os principais problemas reportados durante esse período de super promoções. 
 
Com o alto volume de compras online, também vimos um crescimento nas reclamações de produtos não recebidos. Os grandes varejistas já possuem estruturas de logística capazes de entregar produtos no dia seguinte à compra, em certas regiões do país. Porém, a capacidade de atender uma demanda tão grande pode ter sido subdimensionada pelas empresas, o que resultou em atrasos.
 
Por isso, para os próximos dias após a Black Friday, o Reclame AQUI reforça que o consumidor deve continuar atento se for ainda aproveitar alguma promoção, e que acompanhe as reclamações já publicadas. O Reclame AQUI permanece monitorando o movimento de compras, mas agora com foco na fase das entregas. Até o fim do mês de janeiro de 2021, será permitido que o consumidor, na hora de reclamar, confirme se a reclamação que está sendo registrada é relacionada à Black Friday ou não.
 
Veja algumas dicas:

Leia tudo sobre

Black Friday Dicas Feed

Faça um comentário