Anatel anuncia novas medidas para bloqueio de celulares roubados

Agora, usuários podem realizá-lo direto da delegacia e só precisam do número da linha

Reprodução

Até agora, os consumidores só poderiam bloquear celulares roubados junto às operadoras, indicando o número do IMEI (International Mobile Equipment Identity, na sigla em inglês), que é uma espécie de RG dos aparelhos. Na última terça-feira, dia 8, no entanto, a Anatel anunciou novas medidas para combater os furtos e roubos.

Os usuários poderão entrar em contato com as operadoras para pedir o bloqueio informando apenas o número da linha. A Anatel acredita que deixar de exigir o IMEI, composto por 15 algarismos, facilitará o bloqueio de aparelhos.

"O objetivo das medidas é eliminar a utilidade dos celulares furtados e roubados, o que certamente contribuirá para inibir crimes contra pessoas, estabelecimentos comerciais e veículos de transporte de carga", disse o presidente da Anatel, João Rezende, durante a entrevista coletiva sobre as inovações.

Bloqueio diretamente na delegacia

Outra novidade é a possibilidade de o usuário dar início ao processo de bloqueio do aparelho na delegacia de polícia, no momento do registro da ocorrência.

Por enquanto, o serviço está disponível apenas nas polícias civis dos estados da Bahia, Ceará e Espírito Santo. Em breve, o bloqueio será possível também na Polícia Federal e polícias civis de Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Os Estados interessados em oferecer a mesma possibilidade devem entrar em contato com a Anatel.

Viu isso? Cliente de operadora diz que recebeu 62 ligações de cobrança em 12 dias

As mudanças anunciadas também incluem os roubos de lojas ou de cargas. As empresas roubadas poderão pedir o bloqueio dos aparelhos em delegacias. Nesses casos, terão de informar o IMEI, já que os aparelhos, antes de serem vendidos, estão sem uma linha associada.

Ao comprar um celular usado, consulte o IMEI!

A Anatel recomenda que os consumidores que desejarem comprar celulares usados chequem se o aparelho está bloqueado por roubo ou furto. Para isso, basta fazer uma consulta clicando aqui. Neste caso, é necessário que o usuário digite o IMEI do equipamento, que pode ser obtido na caixa do produto, na nota fiscal, ou diretamente no próprio celular - discando *#06#.

Fontes: Anatel/G1

Faça um comentário