ADIDAS cancela compras de Black Friday e alega divergência de dados de consumidores

Em nota, empresa afirma que identificou problemas no “match” de dados em seu sistema de segurança e que analisa o caso de cada compra

Reclame AQUI

A Black Friday 2019 acabou, mas o Reclame AQUI mantém ativo o monitoramento de marcas e produtos. Na última quarta-feira (4), a empresa ADIDAS apareceu no trending topics do Reclame AQUI com um volume de reclamações no site 411% superior à sua média. Enquanto que na quarta-feira a média era de 29,52 reclamações, a marca chegou a 151.

Consumidores dizem que empresa alega “divergência de dados”

O destaque das queixas dos consumidores é sobre o cancelamento de compras feitas no período da Black Friday. Na manhã desta sexta-feira (6), um consumidor do Rio de Janeiro (RJ) explicou que realizou uma compra no site da marca, que estava com desconto de Black Friday, mas ao consultar o status da compra, descobriu que havia sido cancelada.

“Finalizei a compra com o cartão, e já foi aprovado e debitado na minha conta.
Hoje fui conferir se o pedido já tinha sido enviado, mas em contato com o chat descobri que meu pedido foi "cancelado". Não recebi nenhum e-mail informando o cancelamento.
Por meio atendimento 0800 fui em busca de informações e descobri que a compra foi cancelada por "divergência de dados", qual divergência sendo que a compra foi aprovada pela instituição financeira?”. 

Outro consumidor de Santarém (PA), informou na última quarta-feira que comprou 4 produtos e que a compra foi cancelada também por divergência de dados.  “Comprei 4 produtos para atingir 40% de desconto no site da Adidas, que estava na promoção de Black Friday, porém hoje mandaram um e-mail dizendo que meu pedido (editado número do pedido) foi cancelado por divergências de dados”. 

O que diz a ADIDAS

A ADIDAS, através de sua assessoria de imprensa, afirma que está ciente das reclamações dos consumidores em relação aos cancelamentos de compras realizadas durante a Black Friday. No entanto, a empresa identificou divergência de dados em alguns cadastros por meio do seu sistema de segurança. “A ADIDAS está analisando caso a caso, entrando em contato com cada consumidor para propor uma solução. O objetivo é, a partir da auditoria das reclamações, garantir a oferta adquirida pelos consumidores ou aplicar o desconto do valor pago inicialmente em nova mercadoria”.

Em 2016, a ADIDAS teve um problema de cancelamento de compras no período da Black Friday.

Respostas ao consumidor devem ser claras

O CTO do Reclame AQUI, Diego Campos, explica que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) é literal com relação à obrigação de um fornecedor cumprir uma oferta. De acordo com os relatos existentes nas reclamações para a Adidas no Reclame AQUI, a empresa não dá informações claras aos clientes que possam justificar os cancelamentos referentes à divergência de dados alegada.

“As informações enviadas (via Reclame AQUI) aos clientes que tiveram seus pedidos cancelados não permitem a identificação do real motivo do cancelamento. Mas um agravante é certamente o fato de o problema ter ocorrido na semana da Black Friday, onde toda a comunicação de varejistas é baseada na oferta de descontos imperdíveis”.

Campos lembra ainda que no Judiciário os fornecedores costumam ser isentados de cumprir o anunciado apenas quando a oferta é categorizada como um erro crasso. “Geralmente isso se configura quando o valor da oferta é inferior ao seu custo de produção/fabricação, o que é uma contradição à viabilidade econômica do fornecedor, e que permitiria que consumidor claramente tivesse consciência de que se tratava de um erro claro”.

Leia tudo sobre

Black Friday Feed

Faça um comentário