88% das pessoas já descobriram novas marcas assistindo a vídeos online, diz pesquisa

Essa forma de distribuição de conteúdo tem sido muito utilizada não só para gerar empatia com o cliente, mas também em toda jornada de compra do consumidor

Reclame AQUI

Há tempos que os vídeos online são considerados uma ferramenta muito importante para a construção de uma relação de confiança entre consumidores e marcas. Essa forma de distribuição de conteúdo tem sido muito utilizada não só para gerar empatia com o cliente, mas também em toda jornada de compra do consumidor.  

De acordo com uma pesquisa feita pelo Reclame AQUI, das 4.614 pessoas que responderam a enquete no site, 88% disseram que já descobriram novas marcas ou produtos assistindo a vídeos online. E quando pretendem fazer uma compra e, para isso, procuram vídeos para saber mais sobre os produtos, 51,8% acessam o YouTube.

Isso significa que essa estratégia de atrair o cliente virou o mercado de cabeça para baixo. Hoje, as empresas precisam se reinventar para acompanhar a transformação digital e, claro, os seus consumidores, que estão em constante evolução. 

Empatia e experiências reais nos vídeos ajudam na jornada de compra do cliente

Quando as pessoas se identificam com o conteúdo, não só o assistem como também partem para a ação. Quase 50% das pessoas que responderam à pesquisa priorizam em assistir vídeos que mostram experiências que sejam reais e parecidas com elas, o que significa que um conteúdo autêntico torna a compra mais satisfatória para elas.

Para Felipe Paniago, ex-diretor de marketing do Reclame AQUI, atual diretor de operações, “investir em conteúdos desse tipo é super válido, ainda mais quando o vídeo é bem feito e mostra verdadeiramente o valor da marca e o que ela prega. Não é à toa que metade das pessoas que responderam a nossa pesquisa prezam por um conteúdo transparente e real". 

Vídeos online da marca ou do produto ajudam na decisão de compra

Com acesso fácil à Internet e uma relação de confiança cada vez maior com as marcas, os consumidores de hoje estão online o tempo todo e esperam das empresas uma relação de transparência, seja através de um post escrito nas redes sociais quanto de um vídeo online.

Segundo o Reclame AQUI, assistir a esses vídeos dá a 66% dos usuários a confiança necessária para fechar uma compra. Perguntamos também se ao pesquisar um produto na internet, os usuários optam somente pela busca tradicional ou complementam com vídeos, e 69,6% disseram que assistem a vídeos também para encontrar o pproduto certo. 

“Quando as pessoas se identificam ou aprendem coisas novas assistindo a vídeos online, elas podem até substituir a tradicional lista de compras. Os vídeos estimulam os consumidores até mesmo em compras nas lojas físicas. Mas lembre-se, a publicidade sozinha, vídeos bem produzidos não trarão os melhores resultados para sua empresa. Acreditamos que um bom trabalho de branding tem que ser casado também com um bom trabalho de atendimento e um produto ou serviço de qualidade". 

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