6 passos básicos para você se dar bem nas compras de Natal

Pesquise, defina faixas de preços para cada presente e cheque o preço cobrado no caixa

Reclame Aqui
Dezembro é o mês oficial das compras natalinas e também dos amigos secretos de fim de ano. Por isso, é normal que você passe um bom tempo fazendo uma lista de presentes. Mas, é fundalmental se planejar para não ficar no negativo por conta das festas. 
 
Confira algumas dicas básicas (e essenciais) para se dar bem:
 
1 - Faça compras com antecedência e com todos os itens em mente. Fazer um planejamento listando o que vai comprar e levar somente o valor necessário te ajuda a não sair do orçamento e ir direto ao ponto.
 
2 - Procure definir faixas de preços para cada presente e priorize as compras à vista. Se o pagamento for em dinheiro, tente negociar um desconto com o lojista.
 
3 - Fique atento ao preço anunciado e ao cobrado no caixa, eles podem não estar iguais. Neste caso, o Código de Defesa do Consumidor garante que vale o menor.
 
4 - Verifique a política de troca da loja que estiver comprando. Além disso, é importante pedir a nota fiscal. Tê-la é requisito muito comum no comércio em casos de troca.
 
5 - Pesquise! Busque antecipadamente as promoções, os preços e condições de pagamento. O Reclame AQUI existe para te ajudar não só quando passa por problemas, mas também no momento de procurar dados das empresas, índices de soluções e como é o atendimento daquela que pretende comprar.
 
6 - Outra opção para fugir da loucura dos shoppings é fazer suas compras pela internet. Para isso, fique atento ao prazo de entrega. O atraso de encomendas é um problema que muitos consumidores enfrentam nesta época do ano.
 

Leia tudo sobre

Economia Natal

Faça um comentário