Veja como ficam seus direitos diante da paralisação dos Correios

No Reclame AQUI, a estatal soma mais de 97 mil queixas não respondidas

Daniel Queiroz

Os funcionários dos Correios entraram em greve na última quarta-feira, dia 26. A paralisação acontecerá por tempo indeterminado, afetando consumidores que dependem dos serviços da estatal. Diante disso, é importante saber como agir para não sair prejudicado durante esse período. Veja algumas dicas!

Sobre pagamentos de faturas e cobranças, a advogada do escritório Resina&Marcon, Caroline Mendes Dias, explica que a legislação brasileira não tira do consumidor a obrigação de efetuar pagamentos, por não ter recebido faturas, boleto bancário ou outras formas de cobrança, em situações em que o consumidor sabe que é devedor. Portanto, “não cabe, simplesmente não pagar as contas que sabe que vencem, e alegar que não recebeu a fatura”.

Nestes casos, a indicação é de que o consumidor procure a empresa credora, com antecedência ao vencimento da conta, a fim de buscar outras formas de pagamento, como depósito em conta, pagamento em cartão, por exemplo. Carol ressalta a importância de se ter um controle sobre as contas: “Um planejamento sobre a época de vencimento das contas, para acompanhar o recebimento dos boletos e tomar providências com antecedência, é sempre uma boa medida a ser adotada pelos consumidores”.

Prazos de entregas devem ser respeitados

Caroline explica que na compra de mercadorias que seriam entregues pelos Correios, o prazo de entrega deve ser respeitado e garantido pela empresa, já que o fornecedor tem a responsabilidade de encontrar outra forma para que os produtos sejam entregues no prazo e condições contratadas.

Tentou pagar e não conseguiu?

A quem já tentou o contato com a empresa que tem débitos, para efetuar seus pagamentos e não conseguiu, Caroline aconselha “resguardar-se de provas de tal situação, para buscar seus direitos em caso de ter prejuízos morais ou materiais por cobranças futuras”.

A advogada Caroline lembra que “em casos extremos, especialmente de contratos com valores altos, como financiamento de carros e casas, em caso de negativa da empresa em disponibilizar outra forma de pagamento, o consumidor pode buscar o Judiciário, para pleitear uma “consignação em pagamento"", que é uma espécie de ação em que se faz o pagamento na Justiça, para evitar a inadimplência.

É importante salientar que o não pagamento, pela falta de recebimento de cobranças, pode resultar em negativação, cancelamento de serviços e cobrança de encargos.

No Reclame AQUI

Os Correios possuem reputação “Não Recomendada” no Reclame AQUI desde 2012, quando foi registrado na nossa base de dados. A estatal não respondeu nenhuma das 97.161 queixas deixadas por consumidores no site desde então.

A empresa fechou o ano de 2016 com cinco maiores motivos de reclamações. São eles: atraso na entrega, qualidade do serviço prestado, dificuldade de cadastro, entrega em endereço errado e mau atendimento. 

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