Tentamos comprar em um site que só oferece boleto como pagamento

Loja virtual Farejando Ofertas alega que outras formas de pagamento estão inoperantes

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Fizemos um teste!  fazer uma compra no site Farejando Ofertas, que está cadastrado no Reclame AQUI há pouco tempo, mas já é uma das empresas mais procuradas e acessadas nas últimas semanas. As poucas reclamações mostram dois cenários: o primeiro é que praticamente todas são pelo mesmo motivo: "comprei e o produto não chegou". E segundo é que, por ser uma empresa muito procurada no Reclame AQUI, os consumidores estão mais cautelosos: pesquisam antes, deixam de comprar e, claro, não fazem a reclamação.

Mas um dos que compraram é um consumidor da cidade de Florianópolis, SC, que não recebeu o seu celular da loja virtual. “Baixei o boleto e paguei. Até agora eles não me mandaram nenhum código de rastreamento”, disse o reclamante.

Veja as reclamações do Farejando Ofertas no Reclame AQUI

A loja virtual Farejando Ofertas ainda está no ar, tem apenas oito queixas desde fevereiro deste ano, mas nenhuma foi respondida (até o fechamento dessa reportagem). O site comercializa eletrônicos, celulares, equipamentos de foto e vídeo, saúde e beleza entre outros.

No rodapé do site, o consumidor é comunicado de que pode pagar suas compras por meio de várias opções, como débito, crédito e também o boleto. No entanto, quando o cliente tenta comprar, apenas a opção de boleto está disponível, o que fere o Código de Defesa do Consumidor, quando diz que todas as opções oferecidas devem ser cumpridas (veja artigos 31 e 40).

Testamos!

 

1. Opções de pagamento

Acessamos o site www.farejandoofertas.com.br. Logo na home, aparecem as opções de pagamento no rodapé da loja virtual.

 

2. Escolhi o produto

Escolhi uma "mega liquidação", "só hoje", do smartphone K10 com dois chips, de R$ 499,90 por R$ 189,90.

 

3. Hora de comprar

Assim que escolhi o produto, descubro que posso dividir em até 12x no crédito. Um convite para continuar a compra. Continuei!

 

4. Carrinho

Pronto! O produto já está no meu carrinho de compras. Por enquanto, devo desembolsar R$ 189,90 no meu novo smartphone.

5. Fazer o cadastro

Quando clico em "continuar", chegou a hora de o site pedir seu cadastro. Coloquei meus dados e passei a ter um login e senha para seguir com a compra. Esse passo é bem comum numa loja virtual, nada demais.

 

6. Surpresas

Neste passo, chamado "finalização", aparecem algumas surpresas. O método de pagamento é apenas por boleto, ou seja, aquela vontade de dividir a compra caiu por água abaixo. Mas eles dão mais um desconto, repare no canto direito. Quase R$ 19, então, vamos seguir!

7. Recebi o primeiro e-mail 

Assim que confirmei essa etapa, recebi o primeiro e-mail, com o número do meu pedido e outras informações, como telefone e horário de atendimento.

 

8. Recebi o boleto!

Enfim, chegou o boleto com a cobrança. O curioso é que o CNPJ que aparece no boleto é diferente do que está na home do site. Tentei contato com os dois telefones registrados na Receita Federal, mas ninguém atendeu. Veja, mais abaixo, as imagens dos registros da Receita Federal que levantamos.

 

CNPJ cadastrado no site

 

CNPJ que consta no boleto

Resposta da empresa

Conseguimos contato com a Farejando Ofertas apenas pelo telefone de atendimento. De acordo a empresa, as formas de pagamento em débito ou crédito estavam inoperantes. Sobre as reclamações no Reclame AQUI, a empresa alega que os consumidores precisam prestar atenção com o prazo de entrega, que seria de 45 dias úteis. 

Questionada sobre uma reclamação feita em fevereiro - isto é, depois do prazo prometido - a Farejando Ofertas alegou que a compra já tinha sido cancelada por falta de pagamento, embora o consumidor afirme o contrário na queixa.

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