Problemas com compras feitas na Black Friday? Veja seus direitos!

Regras do Código de Defesa do Consumidor são as mesmas no evento de descontos

VeraSimon

Na Black Friday Brasil 2016, smartphones, componentes, peças e acessórios de informática, TVs, celulares e notebooks, respectivamente, ficaram entre os produtos mais reclamados pelos consumidores. Entre os principais motivos de reclamações, estão a propaganda enganosa, problemas de finalização de compra, divergência de valores, produto indisponível, entre outros.

Aqueles que fizeram compras no evento de descontos deste ano, portanto, devem saber que os direitos de troca de produtos com defeito, arrependimento e atraso na entrega são os mesmos de quando adquiridos em datas comuns do comércio.

Portanto, se você comprou e teve problemas, fique calmo! O Código de Defesa do Consumidor assegura direitos em todas as áreas, confira:

Troca obrigatória em caso de defeito

A troca só é obrigatória em caso de defeito. O Código de Defesa do Consumidor assegura um prazo de até 90 dias para produtos duráveis (eletroeletrônicos, roupas, por exemplo) e 30 dias para produtos não duráveis, como alimentos.

Prazo para o fornecedor solucionar o problema

A partir da data de reclamação, o prazo para o fornecedor solucionar o problema do produto é de até 30 dias, por isso é essencial que o consumidor tenha um documento contendo o dia em que a reclamação foi feita.

Lei do arrependimento

Ao fazer uma compra pela internet ou fora do estabelecimento comercial, o consumidor tem até sete dias, a contar do recebimento da mercadoria, para se arrepender. Portanto, é direito dele, neste prazo, fazer a devolução da mercadoria para a loja.

Não serviu, quero trocar

A troca por motivo de gosto, cor ou tamanho não é obrigatória, a não ser que a loja tenha se comprometido a efetuá-la no momento da venda. Por isso, é importante que o consumidor saiba qual é a política de trocas da empresa antes mesmo de finalizar o pedido.

Guarde todos os comprovantes. Para facilitar o processo de reclamação no pós-compra, é importante também que o consumidor guarde todos os comprovantes do processo, como e-mails, boletos e protocolos de atendimento.

Lojas físicas

Para as compras feitas nas lojas físicas que participaram da promoção, a troca da mercadoria com problemas deve ser feita em até 30 dias.

Atraso na entrega

Algumas dicas sobre o acompanhamento da entrega de compras feitas em lojas virtuais ou mesmo nas físicas são importantes para evitar dor de cabeça. Verificar o prazo de entrega e guardar os comprovantes online da compra são as principais medidas que o consumidor pode tomar na hora de concluir uma transação.

Outra dica é ficar atento ao prazo de entrega prometido no site e emitido na nota fiscal da compra. Esses documentos ajudam a comprovar falhas da empresa. Além disso, é sempre bom checar se a loja possui muitas reclamações no Reclame AQUI.

Ao reconhecer o atraso, o consumidor deve entrar em contato o mais breve possível como o fornecedor, questionando o paradeiro do produto, e verificar se o atraso é justificado ou se é decorrente de negligência da empresa.

Caso não esteja satisfeito com o serviço prestado pela loja, o comprador deve exigir seu direito de entrega, o ressarcimento do dinheiro pago ou a substituição do produto. Em todas essas opções, deve ser fixado um prazo para que o fornecedor resolva a questão.

Reclame AQUI!

Se passar por algum dos casos acima, ou qualquer outro, e o problema não for resolvido, conte com a nossa ajuda. Clique aqui e faça sua reclamação!

Faça um comentário