O que você pretende fazer com o saldo do FGTS?

Pesquisa inédita do Reclame AQUI colheu a opinião de quase 18 mil consumidores

Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Depois que o governo anunciou a agenda para saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço em contas inativas, muitos contribuintes começaram a se mexer para descobrir se têm ou não um dinheirinho "perdido" para receber. E aí, a pergunta que não quer calar: o que vou fazer se sacar o saldo do FGTS?

O Reclame AQUI Notícias perguntou para 11.730 consumidores, sendo que 51,16% responderam "sim" ou "não sei" para a pergunta: você sabe se tem conta inativa no FGTS? Desses entrevistados, 34,74% responderam que pretendem investir o dinheiro em poupança, CDB e outros fundos. Outros 34,24% querem pagar dívidas atrasadas ou contas de luz, água, aluguel, etc. Já 11,06% disseram que não pretendem sacar o dinheiro do Fundo de Garantia.

Calendário: veja quando você pode sacar seu saldo do FGTS 

Fizemos a mesma pergunta no nosso Twitter, nesta terça-feira, dia 21. Em uma hora, 76 pessoas votaram, das quais 37% pretendem usar o dinheiro do FGTS para pagar dívidas. Outros 33% disseram que pretendem investir, seguido de 18% que vão gastar (com lazer, por exemplo) e 12% não devem sacar o saldo da conta inativa.

 

Dúvidas pelo site, app ou agência?

A maior parte dos beneficiários tem entre 30 a 39 anos, com 40,8% de representatividade entre os entrevistados, o que pode explicar a preferência pelo site da Caixa Econômica para buscar informações sobre FGTS (dúvidas de PIS, consulta de saldo, como sacar). Foram 63,4% das pessoas que buscaram respostas no site da Caixa. O aplicativo do banco foi a preferência para 21,75% das pessoas. Apenas 14,85% foram à uma agência do banco para se informar.

Quando questionado sobre a qualidade dos serviços de atendimento ao consumidor da Caixa, a pesquisa classificou como ótimo, bom, regular, ruim ou péssimo para os entrevistados optarem em relação ao site, ao aplicativo e às agências físicas. Sobre o site, 32,57% consideram bom, porque tiraram parte das dúvidas. Já 25,12% classificaram como regular, pois acha o site um pouco confuso.

Tem mais de 70 anos? Veja como sacar seu saldo agora

O aplicativo teve uma impressão melhor, com 43,45% considerando o app bom, pois é possível resolver parcialmente as necessidades. As agências teve uma diferença bem pequena entre os que consideram o atendimento bom (27,22%), regular (22,04%) e ruim (21,85%).

 

Você já usou o seu FGTS?

De todos os entrevistados, 48,84% já sabem que não possuem saldo ou contas inativas. Para eles, a pesquisa pergunta como foi usado o valor do FGTS. Responderam que o valor foi sacado quando saiu do emprego 34,61%. Já 21,49% usaram o valor para comprar imóvel, enquanto que 19,93% nunca usaram, porque nunca teve carteira de trabalho assinada.

Leia tudo sobre

FGTS

Faça um comentário