Mês de maio já teve mais de 430 reclamações sobre Dia das Mães

Problemas na compra de celulares, eletroportáteis e eletrodomésticos são os mais comuns

Paulo Pires | Diário de Canoas

O Dia das Mães é celebrado no próximo domingo, dia 14, e quem quiser presentear sua rainha nesta data precisa correr para não deixar para última hora e encontrar as lojas físicas cheias. Até porque a previsão de vendas para 2017 é de alta, depois de dois anos de queda, segundo a Confederação Nacional  do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

No entanto, junto com o aumento nas vendas, é comum subir também os problemas de consumidores na hora da compra. No Reclame AQUI, já foram computadas 433 queixas sobre a data de 1º a dia 10 de maio. Apesar do volume acelerado, as reclamações estão longe de ultrapassar as 2,3 mil feitas em maio de 2016.

Com a aproximação do Dia das Mães, as reclamações multiplicam, saindo das apenas 13 queixas feitas dia 1º até as 101 postadas apenas nesta terça-feira, dia 9.

 

Setores com mais reclamações

Entre os setores que mais têm gerado reclamações, celulares e smartphones está na liderança isolada responsáveis por 16% dos problemas. Na segunda posição, aparecem os eletroportáteis, com 6,7%. Outras 5% das queixas são sobre eletrodomésticos, seguidos de perfumaria (4,3%) e eletroeletrônicos (3,9%).

O comportamento das reclamações nos setores indica também a preferência na busca por presentes. O primeiro produto mais citado nas reclamações são os smartphones e celulares, seguidos dos perfumes, cafeteiras e chaleiras, televisores, além de fogões e fornos.

 

Paulistas, cariocas e mineiros lideram queixas

Com maior base de cadastrados, o consumidor do Estado de São Paulo é também o que mais reclama sobre o Dia das Mães no mês de maio, com 44% de representatividade. Em segundo lugar está o Rio de Janeiro, com 16,5%, seguido de Minas Gerais (7,4%), Paraná (5,7%) e Rio Grande do Sul (4,6%).

Os demais estados que mais reclamam são, nesta ordem, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Espírito Santo, Ceará, Sergipe, Mato Grosso, Maranhão, Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí, Tocantins, Rondônia e Roraima.

Leia tudo sobre

Dia das Mães

Faça um comentário