Hand spinner não é indicado para menores de 6 anos, diz Inmetro

Brinquedo para reduzir estresse virou sensação para todas as idades

AndrCGS/Depositphotos

Aqui no Reclame AQUI muita gente já tem o seu hand spinner em mãos. O que apareceu como uma possibilidade de diminuir o estresse ou a ansiedade, chegou nas mãos dos mais novos como uma grande diversão. Com diversas cores, tamanhos e até aqueles com luzes, os hand spinner são a nova sensação do momento. Mas fique atento porque  um levantamento realizado pelo Inmetro identificou acidentes de consumo em outros países, envolvendo o produto. A recomendação do instituto é que o uso do brinquedo seja supervisionado por um adulto. As informações são do O Globo.

"Responsáveis devem ficar atentos à indicação da faixa etária e aos possíveis riscos que o brinquedo pode oferecer. Ele é contraindicado para crianças com idade inferior a 6 anos. Caso já tenham sido adquiridos, o Inmetro recomenda que sejam retirados imediatamente das mãos dessas crianças", disse em nota o Instituto.

 

Apenas com selo

Segundo o Inmetro, o produto só pode ser vendido se tiver o selo de identificação da conformidade. Caso contrário, estará irregular no mercado e as empresas que o comercializarem estarão sujeitas às sanções previstas em lei, que prevêem não só a interdição e a apreensão do produto, como também a aplicação de multas que podem chegar até R$ 3 milhões.

"Para ser fabricado, importado ou comercializado, o produto precisa cumprir com os requisitos técnicos definidos nas portarias vigentes sobre o tema e deve ser submetido aos ensaios previstos pelo processo de certificação", concluiu a nota.

Se o brinquedo estiver sendo comercializado sem o selo do Inmetro, deve ser encaminhada denúncia à Ouvidoria do Instituto por meio do formulário encontrado no endereço: http://www.inmetro.gov.br/ouvidoria/ouvidoria.asp.

Fonte: O Globo

Leia tudo sobre

Dicas de segurança Inmetro

Faça um comentário