Golpe usa Gmail e Google Docs para roubar dados de usuários

Contas de e-mail foram hackeadas após clique em convite para editar um texto na ferramenta

Reprodução

Utilizadores do Google foram alertados pela própria empresa nesta quinta-feira, dia 4, para que fiquem atentos com um novo golpe que está circulando no Gmail e que afeta usuários do Google Docs - plataforma de compartilhamento e edição de textos.

De acordo com as informações da marca, um grande número de usuários alertou a companhia que suas contas de e-mail foram hackeadas após clicarem em um convite para editar um texto na ferramenta. 

O golpe afetou até 0,1% dos usuários do serviço de e-mail, informou o Google em comunicado enviado ao site Business Insider. Como o Gmail tem mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente, até 1 milhão de pessoas podem ter sido afetadas.

Segundo relatos, um e-mail é enviado utilizando um nome conhecido do alvo — que está na lista de contatos do Gmail, por exemplo. Quando clicada, a mensagem falsa exige que sejam informados o usuário e senha de acesso ao Google. Assim, sem saber, ele fornece seus dados para um hacker que passa a ter acesso completo ao e-mail, contatos e outros documentos online, facilitando a propagação do golpe.

Fique atento: Novo golpe cria páginas de promoções falsas usando nomes de grandes marcas

Contas comprometidas podem ser usadas para redefinir senhas de contas de bancos online ou dar acesso a informações financeiras e pessoais sensíveis.

O Google afirmou que já tomou medidas para proteger seus usuários dos ataques, desativando contas ofensivas e removendo páginas mal-intencionadas cadastradas. "Tomamos as medidas necessárias para proteger os usuários contra um e-mail representando o Google Docs, e desabilitamos as contas que estavam fazendo isso", disse um funcionário do Google, que não quis se identificar, ao site de tecnologia The Verge. "Removemos as páginas falsas e nosso time está trabalhando para prevenir que esse tipo de ação aconteça novamente.”

Fonte: Estadão 

Leia tudo sobre

Internet Segurança na web

Faça um comentário