E se você começar a ser atendido por robôs no seu banco virtual?

Suécia e Noruega investem no atendimento eletrônico para deixar serviço completo

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Quando você liga para uma central do banco, é comum ouvir as máquinas no primeiro atendimento, a chamada URA (Unidade de Resposta Audível) que já direciona o cliente para um ou outro serviço. No entanto, muitos consumidores já migraram quase que integralmente para os aplicativos de seus bancos quando vão fazer pagamentos, transferências ou até aplicações em investimentos. A novidade agora é o cliente receber atendimento de robôs nessas agências virtuais, pelo menos na Suécia.

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Um dos maiores bancos do país, o SEB, apresentou a Ainda, uma representante virtual de atendimento ao cliente. Um dos objetivos é dar mais tempos às pessoas para elas se dedicarem a tarefas mais complexas. Apesar de a Suécia ser pioneira em inteligência artificial para serviços bancários, a Noruega, o Nordea Bank está incorporando também o chatbot à sua unidade de seguros de vida.

Para o diretor de robótica do Nordea, Mattias Fras, em entrevista para o Bloomberg, todos os bancos estão fechando suas agências. “Esta é uma forma de voltar a oferecer um serviço completo”.

O que você acha dessa ideia? Será que o atendimento humano pode ser substituído no futuro por máquinas?

Fonte: Bloomberg/UOL

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