Consumidor flagra loja virtual falsa e dá uma aula de como se proteger

Oferta que apareceu pelo Facebook levava para um site parecido ao da Lojas Americanas

Reprodução

Quando o estudante de engenharia Aruã Torigoe viu, pelo Facebook, o anúncio de uma Smart TV de 50 polegadas com 55 % de desconto, logo desconfiou. " A oferta apareceu no meio da timeline, como um post patrocinado. Desconfiei depois de abrir o link e achar o preço muito abaixo do praticado em outras lojas", disse o estudante, que conversou com o Reclame AQUI Notícias e, embora o link já esteja fora do ar (imagem acima) Aruã deu ótimas dicas de segurança.

O link com a promoção da TV direcionava o "consumidor interessado" para um site muito parecido ao da Americanas - Loja Virtual, mas era só parecido. "Depois reparei que o link também não era o mesmo ao da loja verdadeira e que era o único produto que existia no site", destacou Aruã. Vale lembrar que a página real das Lojas Americanas é www.americanas.com.br, e o site falso era www.internacional.americanas.com.

A Smart TV 50" da promoção falsa custava R$ 1.398,02, e era da marca Samsung. O mesmo produto no site verdadeiro da loja virtual das Americanas é comercializado - verificado nesta terça-feira, dia 16 - por R$ 3.099,99.

 

Pagamento apenas no boleto

Outro fator que causou desconfiança ao estudante foi o fato de o desconto de 55% só se aplicar para compras no boleto. "Mandei o link para alguns amigos e familiares, apenas para pedir a opinião, e todos concordaram que se tratava de um golpe", disse.

Enquanto o link ainda estava no ar, na manhã desta segunda-feira, dia 15, a reportagem do Reclame AQUI Notícias simulou um cadastro e uma compra do produto falso. Ao selecionar a opção de pagamento, constatamos a informação do estudante de que só era possível pagar por boleto. Veja a imagem abaixo.

Lições do consumidor

1. Confira o link

Além de conter o cadeado na URL, o que constata que o link seja seguro, vale conferir se o endereço bate com a loja virtual verdadeira. Uma busca simples na internet pelo nome da empresa pode ser o suficiente.

2. Produto muito barato

Sempre que aparecer uma promoção na sua rede social, ou mesmo flagrar anúncios em outros portais, assim como o endereço do link, confira o preço do produto em outros sites. Se o desconto for demais, desconfie e só compre quando tiver certeza que se trata do site oficial. As exceções é quando estamos em época de saldão ou Black Friday, quando o consumidor de fato espera descontos maiores.

3. Fuja de boleto

Em sites grandes, de credibilidade, como é o caso da loja virtual da Americanas, é comum que o consumidor tenha mais do que uma opção de pagamento, incluindo parcelamentos sem ou com juros. Se um site famoso só der a opção de boleto, pare e pesquise mais.
Outras lojas virtuais de pequeno porte podem sim comercializar produtos por boleto, mas para isso vale consultar a reputação no Reclame AQUI, pesquisar sobre a loja antes de comprar.

Faça um comentário