Concessionárias devem oferecer ao menos seis datas para vencimento de contas

A mudança só pode ser feita por solicitação do consumidor, nunca pela empresa

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Todo consumidor tem o direito de mudar a data de vencimento de contas de água, luz, telefone e gás, seja qual for o motivo. As concessionárias desses serviços são obrigadas a fornecer o mínimo de seis dias opcionais para que os clientes escolham os dias de vencimento de seus débitos.

Lembrando que a mudança só pode ser feita por solicitação do consumidor, nunca partindo da própria concessionária. Caso a empresa altere a data sem a solicitação do consumidor, ele deve procurá-la para tratar do assunto. Se não obtiver sucesso, deve buscar um órgão de defesa do consumidor, e também pode abrir uma queixa no Reclame AQUI.

Depois de efetuar a mudança, é importante ficar atento à próxima fatura. A cobrança deverá ser proporcional aos dias alterados. Por exemplo: se a conta vencia no dia 10, mas agora vence no dia 15, certamente no mês em que pediu a troca, terá mais cinco dias de consumo.

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Caso perceba alguma cobrança indevida, o consumidor deve entrar em contato com a empresa e pedir o ressarcimento já na próxima conta.

Outros serviços

Em casos de contratos de planos de saúde ou de seguros de carro, por exemplo, não vale a regra. O consumidor deve escolher previamente a data de vencimento da parcela e, se quiser mudar, pode ter que pagar uma taxa. De qualquer forma, vale procurar a empresa e tentar alguma negociação.

Fontes: G1/InfoMoney

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