Conar julga em processo propaganda que usa o nome Luis Augusto

Segundo o órgão, foram recebidas mais de 130 reclamações de consumidores

Reprodução/YouTube

Você já assistiu a propaganda da Sadia em um presunto é nomeado Luis Augusto? Se ainda não, é melhor ver antes de continuar lendo essa matéria:

Pois esta publicidade causou muita polêmica. Tanta que provocou a abertura de um processo no Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária).

O órgão informou que foram recebidas mais de 130 reclamações de consumidores, a maioria de pessoas que se chamam "Luis Augusto" ou de pais de pessoas com o nome que não acharam a menor graça na brincadeira. 

De acordo com as queixas feitas ao Conar, o comercial é ofensivo e desrespeitoso, e estimula o bullying ao associar o nome "Luis Augusto" a um produto de baixa qualidade e objeto de rejeição. 

No Reclame AQUI, também foram registradas queixas sobre o caso. Veja algumas:

O processo foi aberto no dia 19 de julho, segundo a assessoria de imprensa do Conar, e a previsão é que a campanha seja julgada apenas em setembro. Até lá, o comercial poderá continuar sendo veiculado normalmente.

Respostas

Em resposta padrão aos consumidores em sua página no Facebook, a Sadia afirma que "o nome é só uma escolha criativa pra acompanhar o bom humor da Sadia em suas campanhas". "O único Luis Augusto que nos referimos é o Presunto, os outros são tops", completa a marca.

Procurada pelo portal G1, a empresa enviou a seguinte nota:

"A Sadia esclarece que, como obra de ficção, as semelhanças e a escolha do nome Luís Augusto para a campanha são mera coincidência, à exemplo do que já observamos na teledramaturgia. Portanto, o filme segue o mesmo tom irreverente e característico das campanhas publicitárias da marca, como o clássico bordão “Nem a pau, Juvenal” ou quando o fatiador de frios oferece um tijolo ao consumidor, que pediu para “dar uma olhadinha” no presunto que não era da marca Sadia. Líder na categoria de presunto no País, o principal objetivo da ação é ressaltar a alta qualidade do produto da marca, que tem expertise no segmento e excelência no processo de produção".

Sequência

No dia 22, a empresa lançou uma sequência da propaganda, na qual responde à polêmica e coloca até um rosto no presunto "Luis Augusto" e diz que "não é pessoal". Confira:

No Reclame AQUI, a Sadia possui o Selo RA 1000 nos últimos seis meses, com 90,8% de índice de solução de respostas e quase 100% das queixas atendidas.

Fonte: G1

Leia tudo sobre

Alimentação Conar Polêmica

Faça um comentário