Aluguel de carro: confira 12 cuidados antes de contratar uma locadora

Setor já acumula 2,1 mil reclamações no Reclame AQUI em 2017; veja principais motivos de queixas

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Em 2017, até a primeira quinzena de maio, o setor de aluguel de carros recebeu 2,1 mil reclamações no Reclame AQUI. A expectativa é que a categoria sofra um aumento nesse volume se compararmos com 2016, que fechou com 2,7 mil queixas.

Os três principais tipos de problemas se referem a problemas com pagamento, como cobrança indevida, pedidos de estorno do valor pago e valor abusivo. Para o presidente do Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos Automotores do Estado de São Paulo, Eladio Paniagua, tudo o que a empresa cobra deve estar previsto em contrato. “Por isso o consumidor precisa analisar o contrato antes de assinar para evitar surpresas”.

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A pedido da reportagem do Reclame AQUI Notícias, a Sindloc-SP listou algumas dicas muito importantes antes de contratar uma empresa para alugar um carro.

 

1. Quem pode alugar um carro?

No Brasil, a idade mínima é de 21 anos e o motorista tem que ser habilitado, em categoria compatível com o veiculo, há pelo menos dois anos. Apenas algumas locadoras aceitam motoristas com idade entre 18 a 21 anos, mas é normal cobrarem adicional por isso.

 

2. Alguém mais vai dirigir o carro?

Cadastre todos os motoristas que irão dirigir o carro, e todos têm que cumprir as regras acima. Em caso de acidente, as coberturas não serão válidas se o motorista não for habilitado ou não estiver indicado no contrato como condutor adicional.

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3. Qual seguro pode ser contratado?

A locadora não vende seguro. Mediante o pagamento de uma taxa, disponibiliza para o locatário isenção de responsabilidade por eventuais sinistros, chamada de “proteção”. É importante verificar o que incluem os diversos tipos de proteção oferecidos.

 

4. Existe cobrança por quilômetro rodado?

O mais comum é que a tarifa já inclua a quilometragem. Mas existem planos em que os quilômetros são pagos à parte, totalmente ou acima de uma determinada franquia. Isto deve ser definido antes da contratação da locação.

 

5. O carro pode ser devolvido em outro local?

Isto deve ser consultado previamente. Algumas locadoras aceitam, outras não. Pode também ser cobrada uma taxa adicional para isto.

 

6. Existe tolerância por atraso na devolução do veículo?

Cada locadora adota política própria neste caso. Mas é comum não haver tolerância. Em geral, cobra-se por hora de atraso e a partir da terceira hora passa a valer uma nova diária.

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7. A locadora entrega o carro com o tanque cheio?

Na maioria dos casos, o carro é entregue com o tanque cheio. Na devolução, o tanque deve estar na mesma condição da retirada. Evite devolver o carro sem abastecer pois as locadoras cobram taxa por este serviço, o que torna mais oneroso do que encher o tanque.

 

8. Vistoria no veículo

O veiculo precisa ser vistoriado na retirada e na devolução, e eventuais avarias apontadas em um checklist assinado pelo locatário. Com base nisso, serão cobradas eventuais avarias geradas durante a locação.

 

9. É preciso de cadastro para alugar um carro ?

A locadora estará entregando um bem valioso ao locatário. Por isso um cadastro será sempre exigido. Entretanto, se o locatário for detentor de um cartão de crédito válido, os trâmites do cadastro são simplificados e resolvidos na hora.

 

10. Quem paga as multas de trânsito?

Recomenda-se dirigir com atenção, pois o motorista é o responsável por todas as ocorrências a que der origem durante o período da locação, inclusive pelo pagamento das multas de trânsito.

 

11. E se o carro quebrar ou ocorrer algum sinistro?

Normalmente a locadora possui um telefone para emergências acessível 24 horas. Este serviço faz parte da proteção escolhida. Solicite informações sobre como utilizar na própria loja onde a locação foi realizada.

 

12. E se for preciso reclamar de algo?

Se mesmo adotadas todas estas precauções for preciso falar com a locadora, a mesma deve ser contatada nos telefones do SAC, ou mesmo na loja onde o veiculo foi devolvido. 

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