Acre inaugura primeiro supermercado que troca lixo reciclável por alimentos

Estabelecimento oferece aos clientes R$ 0,50 em compras por cada quilo de material

Divulgação/TrocTroc

O brasileiro produz, em média, 1 kg de lixo por dia. Já pensou se você pudesse usar esses resíduos para fazer compras ao invés de simplesmente descartá-los? Para os moradores da comunidade de Marechal Thaumaturgo, no Acre, isso já é uma realidade. Eles acabam de ganhar um supermercado onde é possível trocar lixos reciclavéis por alimentos.

O estabelecimento ganhou o nome de TrocTroc, Supermercado Consciente e foi uma iniciativa de Benki Pianco, chefe espiritual da tribo Ashaninka, em conjunto com a associação House of Indians. No local, os clientes podem trocar detritos plásticos e de alumínio por comida. Os alimentos são todos produzidos localmente, como uma forma de fortalecer a economia indígena.

Inaugurado em março deste ano, o supermercado oferece R$ 0,50 em compras por cada quilo de material reciclável. Caso os itens já estejam higienizados e amassados - o que facilita a reciclagem -, um bônus de 20% é aplicado sobre esse valor.

Sustentabilidade: Universidade brasileira inaugura árvore solar que carrega até 10 bicicletas elétricas

Após recolhidos pelo mercado, os resíduos são transportados para um centro de reciclagem localizado em Rio Branco. Espera-se que o projeto possa ser replicado por outras comunidades da região, usando como modelo esta primeira iniciativa.

Fonte: Hypeness

Leia tudo sobre

Acre Sustentabilidade

Faça um comentário